Você sabia que a SAB também funciona como um centro de coleta de resíduos? Aqui na nossa base, recebemos:
- óleo de cozinha usado;
- blisters vazios de medicamentos;
- tampas de garrafa PET;
- lacres de lata de alumínio, e
- pilhas e baterias usadas.
Temos galões posicionados na área externa da nossa base, que fica na Av. Líbero Badaró, 555, para receber esses materiais. O serviço é gratuito para todos os moradores, e funciona 24 horas, 7 dias por semana.
Por que participar de mais essa iniciativa da SAB?
Materiais como os que recebemos aqui na SAB precisam ser descartados de forma especial, porque podem conter resíduos nocivos ao meio ambiente, ao sistema de esgoto e abastecimento,
Saiba mais sobre a importância de descartar cada um desses itens corretamente:
Óleo de cozinha
Você sabia que um litro de óleo, se descartado na pia, pode poluir um milhão de litros de água potável? Isso é o suficiente para o consumo de uma pessoa por 14 anos!
Além desse altíssimo risco, o descarte inadequado pode danificar o encanamento da sua casa, entupir a rede de esgoto e gerar problemas de higiene e gastos desnecessários.
Por isso, armazene seu óleo usado em uma garrafa PET até enchê-la e traga para a SAB!
Blisters de remédio
Tanto medicamentos vencidos quanto blisters (cartelas) de comprimido vazias, precisam ser descartados de forma especial, e nunca em lixo comum ou lixo reciclável, e muito menos pela descarga.
Como as cartelas envolvem os comprimidos, elas podem conter resíduos dos materiais presentes nos medicamentos, que, se descartadas como lixo comum, podem chegar ao solo e às fontes de abastecimento de água, contaminando-os e até intoxicando humanos.
Pilhas e baterias
As pilhas e baterias, apesar de essenciais para o funcionamento da tecnologia e do mundo moderno, são feitas de materiais extremamente tóxicos para o ser humano, como o chumbo e o mercúrio.
O vazamento desses materiais estão ligados à infertilidade do solo, contaminação da água e doenças como câncer e outros problemas nos rins, pulmões e sistema nervoso. Por conta disso, elas devem sempre ser armazenadas para descarte correto em um ponto de coleta especial.
Tampas PET e lacres de latinhas
Por fim, nosso último galão de coleta armazena tampinhas plásticas e lacres de latas de alumínio. É claro que esses itens não são feitos de mercúrio ou chumbo, mas o plástico e o alumínio podem – e devem – ser reciclados para o bem do meio ambiente!
Aqui na SAB, separamos e entregamos esses materiais para serem reciclados e reutilizados, evitando desperdício e poluição.
Descarte corretamente com o ponto de coleta da SAB!
Participe desse movimento. Descarte seus materiais corretamente com a SAB. Os galões estão disponíveis 24h na área externa da nossa base, na Avenida Líbero Badaró, 555.
Associado, deixe seu comentário abaixo com sua opinião! Nos vemos no próximo artigo!